A importância de fazer a avaliação física antes de iniciar um programa de exercícios

Transformar a prática de atividade física um hábito é a escolha certa para quem quer melhorar sua saúde, qualidade de vida, autoestima e evitar diversas doenças cardiovasculares e metabólicas.

No entanto, se você quer atingir o seu objetivo com mais eficiência, é essencial mensurar suas capacidades físicas antes de iniciar o programa de treino. É aí que a Avaliação Física entra! Ela é uma ferramenta fundamental para a pratica de qualquer tipo de treinamento. 

Através da Avaliação Física, podemos identificar as reais necessidades antropométricas e biomecânicas do indivíduo, e direcionar a prescrição do programa de treinamento de uma forma mais eficiente e segura, respeitando a individualidade de cada aluno, atacando suas falhas com protocolos de treinos específicos.

Somente através do processo de avaliação podemos saber de onde estamos partindo e onde queremos chegar! Avaliar, prescrever e monitorar faz desse processo para o alcance dos objetivos.

Constância

Mas, de nada adianta avaliar e não manter um constante acompanhamento, ou seja, reavaliar para analisar as respostas do indivíduo ao treino e redirecionar, se preciso, os seus treinos para que ele alcance seus objetivos.

A metodologia da FDBK conta com Avaliações Físicas voltadas para iniciantes ou atletas de alta performance. Trata-se de uma bateria de avaliações para você, que tem metas e objetivos e ajuda a você entender se os seus treinos estão te aproximando ou te afastando deles.

Tipos de avaliações que oferecemos

Trabalhamos com duas modalidades de avaliação. Veja:

1.         Avaliação Física Flex

– Composição Corporal:

·           Percentual de Gordura

·           Massa Magra

·           Peso Ósseo

·           Perimetrias

·           Pressão Arterial

·           Frequência Cardíaca

– Análise Funcional de Movimento:

·           Análise biomecânica básica através do movimento Over Head Squat

·           Avaliações Articulares Segmentadas (Se houver necessidade)

2.         Avaliação Física PRO

– Composição Corporal:

·           Percentual de Gordura

·           Massa Magra

·           Peso Ósseo

·           Perimetrias

·           Pressão Arterial

·           Frequência Cardíaca

– Análise Funcional de Movimento:

·           Functional Moviment Scren – FMS

O Functional Moviment Screen (FMS) é um dos métodos de análise biomecânica mais utilizados no mundo para avaliar os padrões de movimento, o teste utiliza sete movimentos globais para identificar disfunções articulares, normalmente essas relacionadas a mobilidade e estabilidade.

 Essa triagem detalhada permite encontrar pontos de maior vulnerabilidade articular, que podem gerar altos riscos de lesões para atletas, esportistas e praticantes de qualquer tipo de atividade física.

Através das informações coletadas no teste, podemos direcionar as atividades para suprir as principais carências e melhorar os elos fracos do nosso corpo, proporcionando assim melhores condições de treinamento afim de aumentar a segurança e performance nas atividades realizadas.

Entre em contato conosco, entenda melhor sobre nosso serviço de Avaliação Física e agende a sua.  Vem ser FDBK você também!