Você conhece os benefícios da utilização do Foam Roller?

O Foam Roller ainda é um utensílio desconhecido para muitos, mas ele é indicado para melhorar o desempenho em todas as atividades físicas, sejam elas de alta ou baixa intensidade.

Conhecido também como rolo de espuma, é um acessório utilizado em diversas partes do corpo. Pode ser usado antes e depois das atividades físicas em geral, por meio de uma técnica de automassagem, conhecida como auto liberação miofascial.

O método consiste em pressionar determinados pontos do corpo onde encontram-se pequenos “nós” que se desenvolvem causando dor e incômodo.

Ao aplicar a pressão com o Foam Roller, os pontos de gatilhos ou aderências vão se desfazendo, tornando os músculos mais treináveis, flexíveis, fortes e mais resistentes a possíveis lesões, além de promover maior liberdade de movimento e contribuir para a restauração da função e mobilidade das articulações.

Utilização

A utilização do Foam Roller é simples e consiste em rolar o corpo sobre o rolo, de forma lenta, aplicando pressão moderada a um grupo muscular específico, usando apenas com o peso corporal.

O movimento deve ser feito para trás e para frente, durante 20 a 30 segundos, sendo que sempre que encontra um ponto sensível ou uma contratura muscular, deve-se insistir nele por alguns segundos a mais.

Se a dor for muito forte ao pressionar um determinado ponto, é recomendado começar a massagear as áreas circundantes e avançar gradualmente para a área afetada.

Para ajudar no relaxamento muscular, é fundamental respirar lentamente durante o movimento.
É importante lembrar que o Foam Roller não deve ser usando nas articulações e ossos, apenas nas regiões onde há músculos.

Caso tenha dúvida em utilizar o Foam Roller, consulte seu treinador.

A metodologia de trabalho da FDBK inclui a utilização da auto liberação miofascial durante os treinos, pois o preparo do movimento é fundamental no desenvolvimento de um treinamento físico integrado.