Não estamos envelhecendo com saúde

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia apontou que somente 30% do envelhecimento é genético, os outros 70% são hábitos de vida.

Mas o que isso quer dizer? Que precisamos cuidar mais de nossos hábitos para envelhecermos com saúde e bem-estar.

Começamos nosso processo de envelhecimento aos 28 anos e, com isso, nosso organismo vai reduzindo a capacidade motora e coordenativa, perda de força e mobilidade. Por isso, é importante levar uma vida saudável.

Como o estilo de vida influencia no envelhecimento

Como mostra a pesquisa, apenas 30% do nosso envelhecimento está ligado ao fator genético, neste sentido, os 70% restantes tem a ver com os nossos hábitos, como o consumo de bebidas, cigarro, drogas, estresse e sedentarismo.

Para evitar o desgaste do organismo, é preciso cuidar desde cedo de nossos hábitos. Queremos envelhecer, mas que seja com saúde, portanto, precisamos levar uma vida longe do estresse, da má alimentação e do sedentarismo.

A Organização Mundial da Saúde utiliza o termo “envelhecimento ativo” para que este processo seja uma experiência positiva. Para garantirmos qualidade de vida em todas as etapas da vida, precisamos de saúde, segurança e uma vida tranquila, tudo isso leva a um envelhecimento ativo, não só do corpo, mas mental também.

Cuide-se e envelheça com saúde, precisamos de um ambiente tranquilo e que promova o bem-estar social, físico e mental de todas as pessoas.