Dicas valiosas para o Duathlon – Caminhos do Lago

Prova de montain bike e corrida será realizada em Concórdia no próximo domingo

Falta pouquíssimo agora para a realização do Duathlon – Caminhos do Lago. A prova se montain bike e corrida será realizada no próximo domingo, dia 29, na comunidade de Sede Brum, interior de Concórdia. Por unir duas modalidades e pelas características o percurso, a prova será desafiante, por isso o educador físico e responsável pela organização do evento, Rafael Vargas, dá algumas dicas para os atletas que irão participar. 

Montain Bike


O Duathlon vai começar com o percurso de 20 Km de Montain Bike, que segundo Rafael, é bastante técnico e com subidas. “O início é tranquilo, mas depois existem três subidas no trajeto que são bem puxadas. É preciso ter cautela com as pedras soltas e quem vai fazer toda a prova individual tem que dosar a intensidade na bike, já que logo depois tem a corrida”, orienta. 

Transição


O Rafael aconselha planejar bem a logística de transição da bike para a corrida. “O atleta tem que pensar em tudo, se vai precisar trocar a roupa, se vai pedalar de sapatilha e depois trocar por um tênis. Deixar tudo organizado”, aconselha. Ele lembra também que os itens para a transição deverão estar na caixa até as 7h30 no dia da prova. 

Corrida


Tanto para quem vai realizar a prova individual quanto o revezamento, o Rafael recomenda pegar leve no começo. “O primeiro trecho da corrida, os primeiros quatro quilômetros é mais descida, depois é subida. Então o trecho mais intenso vai ficar para a volta”, explica. 


Rafael ainda dá outras recomendações, como ter todos os equipamentos testados um dia antes da prova, cuidar da alimentação e da hidratação e não experimentar suplementos no dia da prova. Ele destaca ainda que haverá estrutura com pontos de hidratação e alimentação para quem vai fazer a transição.