Core: o que é e como treiná-lo?

Muitas lesões seriam evitadas se, ao entrar na academia, as pessoas fizessem seu treinamento de Core.

Você deve ouvir com frequência sobre como é importante ter o Core fortalecido para ter um maior controle corporal, boa postura e prevenir ou tratar lesões. Mas afinal, o que é o Core?

O que antes se chamava abdômen, há alguns anos, passou a se chamar: Core, que vem do inglês e significa centro, núcleo. Trata-se dos músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica, que têm como finalidade manter a estabilidade dessa região.

Você deve estar se perguntando: por que trabalhar músculos profundos?

A principal função do Core é manter o alinhamento corporal, bem como favorecer a base de suporte do corpo, além de prevenir lesões e gerar força. Muitas lesões seriam evitadas se, ao entrar na academia, as pessoas fizessem seu treinamento de Core.

Os indivíduos com essas regiões enfraquecidas têm mais chances de ter desvios posturais, que resultam em lesões, como hérnia de disco.  Por exemplo, você já deve ter visto uma pessoa que ao começar a fazer agachamento livre, tende a jogar o quadril para um dos lados. Isso é clássico de Core desequilibrado e enfraquecido. O resultado poderá ser uma dor na lombar ou no quadril.

Para fortalecer o Core, há exercícios específicos, como a prancha, que utiliza apenas o peso do corpo. A instabilidade exige equilíbrio e coordenação e, quanto mais instável, mais difícil fica. Por ser um exercício isométrico (sem movimento articular), ele é mais seguro que a maioria dos exercícios tradicionais. Porém, se feito de forma errada, pode sobrecarregar alguma articulação.

E você, treina a região do Core?

Se a resposta for positiva, continue a fazer esses exercícios e procure se certificar que está executando da forma correta. Caso você não trabalha essa região, busque ajuda de um treinador para lhe orientar e iniciei esse fortalecimento o quanto antes.

Esta musculatura da região do Core é a responsável pela sustentação e estabilização de praticamente todos os movimentos de nosso corpo. Neste sentido, é fundamental que qualquer pessoa tenha seu Core fortalecido para desenvolver melhor seu corpo e suas qualidades físicas.

Nós, da FDBK, desenvolvemos uma metodologia própria que busca, entre outras coisas, o fortalecimento do Core. Se você ainda não conhece nosso trabalho, agende um horário e venha fazer uma aula experimental para entender os nossos diferencias de atendimento.